Informação

Educação e Tecnologia

Espaço destinado a educadores interessados em conteúdos sobre o uso da tecnologia na Educação, troca de reflexões e de práticas educativas. Compartilhem conhecimentos.

Site: http://mpcidadania.ning.com/group/educaoetecnologia
Local: Bahia
Membros: 21
Última atividade: 8 Maio, 2014

Tecnologia na Educação: Limites e perspectivas

"... teremos que aprender a viver de outro modo, a pensar de outro modo, a falar de outro modo, a ensinar de outro modo."
Jorge Larrosa

Fórum de discussão

22 maneiras efetivas de usar o Twitter em sala de aula

Iniciado por Régia Valléria Franca Rodrigues 21 Jun, 2013. 0 Respostas

Quer inserir o Twitter no seu plano de aulas? A rede social pode beneficiar os estudantes de muitas formas. Veja 22 dicas para utilizar o microblog dentro da sala de aula …Continuar

Tags: dicas, para, professores, maneiras, aula

Guardiões da Floresta: Game disponível gratuitamente.

Iniciado por Régia Valléria Franca Rodrigues 7 Jun, 2013. 0 Respostas

Olá pessoal!Saiu mais um jogo do Grupo Comunidades Virtuais: é o Guardiões da Floresta, feito para crianças na faixa etária de 08 a 12 anos. Disponível gratuitamente para download nas versões linux e…Continuar

Tags: Uneb, Lynn, Alves, Floresta, da

Aplicação das TICs na Educação.

Iniciado por Geraldo Magela da Silva 19 Maio, 2013. 0 Respostas

Queridos amigos. Quero aqui compartilhar com vocês alguns comentários norteadores no que tange a aplicação da TIC na educação. Irei fragmentá-los no decorrer do exposto em tela. Sou professor…Continuar

Tags: de, informática, desenvolvimento, laboratório, psicopegagogia

Veja 5 sites gratuitos para criar fotos de capa legais para seu Facebook

Iniciado por Régia Valléria Franca Rodrigues 15 Abr, 2012. 0 Respostas

CIO Publicada em 12 de abril de 2012 às 08h00Entre os diversos recursos da nova linha do tempo da rede social, a imagem personalizável no topo do perfil é o que mais se destaca.A nova Linha do Tempo…Continuar

Tags: facebook, tempo, do, linha, capas

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Educação e Tecnologia para adicionar comentários!

Comentário de Geraldo Magela da Silva em 19 maio 2013 às 21:11

Queridos amigos. Quero aqui compartilhar com vocês alguns comentários norteadores no que tange a aplicação da TIC na educação. Irei fragmentá-los no decorrer do exposto em tela. Sou professor universitário e desenvolvo softwares educativos pedagógicos e temos sentido na pele o grande desafio que temos pela frente. professora Ângela visitei o seu blog e quero parabenizá-la pelo trabalho feito com as crianças e embasamento estrutural psicopedagógico que está usando, o construtivismo de Piaget e o interacionismo de interacionismo de Vygotsky. A aplicação da Zona proximal de desenvolvimento (ZPD) – considerada como a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial, têm nos dado um retorno muito positivo.

Bom vamos iniciar com a nossa primeira parte de nossa reflexão:

 A  informática  educacional  pode  ser  configurada  como  uma  área  de  estudo que contribui para o desenvolvimento da educação escolarizada como um  todo, e que deve estar de acordo com os objetivos definidos no plano pedagógico  escolar  e  com  as  propostas  da  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação.  Ela  visa  propiciar a alunos e professores mais um ambiente onde a aprendizagem pode ser  estimulada,   através   da   união   dos   recursos   da   informática   com   os   objetivos  particulares   de   cada   disciplina   ou   visando o desenvolvimento   de   projetos  interdisciplinares e cooperativos.

         Queremos mostrar que, a questão chave da implantação de novas tecnologias de suporte à educação é fazer com que o aluno tenha interesse e motivação para buscar a informação desejada, transformando assim o paradigma tradicional da educação como  “depósito bancário, fábrica”, para a educação como entretenimento.

        A aprendizagem tradicional entre outras características é racional (organizada, sintetizada, hierarquizada) e lógico matemática (dedutiva, seqüencial, quantificável) A virtual / interativa é intuitiva ( conta com o acaso, junções não lineares) e multissensorial (dinamiza interações de múltiplas habilidades sensoriais).

        Sua própria criatividade o conduzirá a soluções fascinantes e compensadoras para os desafios que você definir para si mesmo. No final de tudo, o verdadeiro valor de seu projeto será medido pela resposta à seguinte pergunta: “Eu consegui contar a minha história com eficiência? “. A meta de seus esforços é compartilhar com outras pessoas suas idéias e experiências, de forma a satisfazê-lo e comunicar a sua idéia da forma mais direta possível.

         O computador por si não atende ao objetivo de formar o "homem social" com que sonha a humanidade, o que formará o homem será a maneira como ele utilizará a máquina. Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral e na educação especial siga uma filosofia educacional  mais ampla que justifique sua aplicação. Abordaremos o uso de computadores na educação a partir de uma perspectiva construtivista-interacionista. Desta forma, o computador deve ser usado como um instrumento de aprendizagem, onde o aluno atua e participa do seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.     
         A partir dessas perspectivas o computador poderá assumir o lugar de aprendiz, deixando para o aluno o lugar de professor. Assim, o indivíduo vai aprender com seus próprios ensinamentos e descobertas. O aluno adquire conhecimentos a respeito de seu próprio pensamento, possibilitando que construa de melhor forma sua aprendizagem. 

       (Final de nossa primeira reflexão. Na próxima oportunidade iremos refletir o segundo fragmento.) obrigado a todos pela oportunidade.

Prof. Ms. Geraldo magela da Silva

educationhipermidia@yahoo.com.br

www.softwareseducativos.eti.br

Comentário de ANGELA MEIRICE OLIVEIRA em 6 fevereiro 2013 às 17:11

Olá companheiros!

Compartilho com vocês, uma das minhas intervenções psicopedagógicas utilizando a tecnologia  com meus pequenos da Educação do Campo, 

http://angela-meirice.blogspot.com.br/2011/08/tecnologia-e-dificuld...

abraço,

Comentário de Clodoaldo Silva da Anunciação em 7 dezembro 2010 às 23:15
Tem razão Claúdia. Eu iria mais longe, na esteira de Boaventura Santos, em Pela mão de Alice, quando afirma a questão dos países europeus ocidenais como Centrocêntricos, girando sobre a própria órbita e atraindo do que está ao redor. Daí esse discurso da Autoridade citado que inevitavelmente atinge a escola e os seus conteúdos.
Comentário de Claudia Silva Nunes em 7 dezembro 2010 às 18:57
Olá, Régia.
A charge acima nos convida a refletir sobre como ensinar a geração Y sendo nós a geração educada a partir das metas narrativas que vislumbrava uma única verdade, alcançada através de um único caminho e orientada por um discurso eurocêntrico e etnocêntrico que determina quem tem legitimidade para falar, ensinar, definir o que será ensinado e quem pode frequentar e permanecer na escola.
Comentário de Karina Gomes Cherubini em 2 novembro 2010 às 17:46
A liderança e o futuro.

Vivemos num período de mudanças assustadoramente rápidas - inclusive no mundo corporativo. Muitas vezes nos surpreendemos, admirando a fluidez que uma criança lida com a tecnologia ou aprende um novo idioma. Há algum tempo assisti a um vídeo onde uma menina americana, com aproximadamente dois anos de idade, brincava com o Iphone de seu pai. Como se tivesse estudado o manual, a menina percorria facilmente vídeos com seus desenhos prediletos no Youtube.

Impressionado com a cena me questionei: os líderes atuais estão preparados, ou se preparando, para liderar esses futuros profissionais? Se sua resposta for não, prepare-se para ser liderado por eles muito em breve. Enquanto uma infinidade de perguntas e preocupações sobre o futuro nos assola, as mudanças nos assustam, as crianças já estão prontas e esperando o próximo desafio. Elas possuem como características a facilidade para lidar com a transformação; problemas praticamente "insolúveis" para nós são vistos e desmistificados com ideias simples e criativas por elas.

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/6847/a-lideranca-e-o-f...
Comentário de Régia Valléria Franca Rodrigues em 6 setembro 2010 às 22:45
Escola Viva: educação moderna requer novas formas de avaliação Sidnei Matos l A TARDE

Modelo que resiste incólume desde o século XVI, a avaliação da aprendizagem por meio dos exames escolares – alvo de pesquisa desde a década de 30 – se impôs na atualidade como debate urgente no planejamento pedagógico das escolas, no entanto sem avanços práticos no Brasil.
Na rede baiana de ensino, que congrega 1.544 escolas (com 1,2 milhão de alunos), a meta de se adotar formas de avaliação que impliquem numa observação contínua, cumulativa e individual do aluno ao longo do ano letivo ainda não foi alcançada.
Conforme admite o superintendente de desenvolvimento da educação básica do estado, Nildon Pitombo, tais intenções, previstas na Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira, esbarram na dificuldade de se espalhar, por toda a rede, a formação técnica e pedagógica adequada aos cerca de 45 mil professores.
“Hoje a secretaria de educação recomenda que as escolas cuidem disso. Elas têm autonomia de organizar o seu currículo pedagógico”, pontua o gestor. Pitombo atribui o pouco avanço também à resistência cultural de professores, alunos e pais em não abrir mão da nota como critério de avaliação.
Para o pesquisador Cipriano Luckesi, que há cerca de 40 anos estuda o tema, a grande distorção deste modelo tem sido a de enxergar a prova como a própria aprendizagem. Ele pontua: “Os instrumentos de avaliação usados na escola são inadequados, mal elaborados, com pegadinhas, não permitem um verdadeiro diagnóstico da aprendizagem”.
Assista ao trailer do documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
Comentário de Régia Valléria Franca Rodrigues em 28 agosto 2010 às 19:49
 
 
 

Criação e atualização:

Contador de Acessos

Siga o twitter do programa

follow me buttons

@mpcidadania

Visite-nos no Facebook

Acesse: MP Cidadania

Fórum de discussão

22 maneiras efetivas de usar o Twitter em sala de aula

Iniciado por Régia Valléria Franca Rodrigues 21 Jun, 2013. 0 Respostas

Guardiões da Floresta: Game disponível gratuitamente.

Iniciado por Régia Valléria Franca Rodrigues 7 Jun, 2013. 0 Respostas

Aplicação das TICs na Educação.

Iniciado por Geraldo Magela da Silva 19 Maio, 2013. 0 Respostas

© 2017   Criado por Clodoaldo Silva da Anunciação.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço